Caminhão de Areia Lavada
Caminhão de Areia Lavada

Caminhão de Areia Lavada

CAMINHÃO DE AREIA LAVADA

Afinal, do que é composta a areia de construção?

A areia de construção é formada em sua maior parte por quartzo, contudo se a composição da rocha for mesclada, poderá conter outros minerais, como: magnetita, mica, feldspato ou outros.
A NBR 7211 diz que “a areia deve ser composta por grânulos pequenos que passam por peneiras de abertura de malha de no máximo 4,8mm”. Podendo ser obtida em duas principais fontes: natural ou industrial (fabricada).

Conheça cada tipo de areia e onde é aplicada na construção:

Areia Lavada
Também conhecida como “natural” é a opção mais usada em obras. Sua extração é feita do leitos de rios por meio de dragas de sucção.
Após a lavagem da areia, a mesma vai para comercialização , onde será separada por granulação, sendo: fina, média e grossa.

Outra possibilidade é a retirar areia das minas, neste caso usa-se o método cava seca, são escavados locais que por anos acumularam areia. Na sequência ela é peneirada para separação de outros resíduos (pedras e vegetação) e só então comercializada.

Praias e dunas são grandes fontes de areia, porém devido ao sal não é ideal para construção civil, o mesmo interfere na fabricação de argamassas e concretos, impossibilitando que a secagem aconteça de forma correta.

Porém ainda utiliza-se areia de jazidas localizadas no litoral ou próximas, que apesar de passarem por um processo de lavagem, ainda permanecem com um alto teor de cloretos, sendo muito prejudicial a obra. É importante frisar que a areia retirada tanto de praias ou fontes salobras oxidam as ferragens das edificações quando utilizadas no concreto ou argamassa.


Saiba Mais

Mais produtos desta categoria: